A Agência de Defesa Agropecuária do Tocantins e Campus do Instituto Federal do Tocantins de Dianópolis, promovem nesta quarta-feira, 19 de fevereiro, no Campus do Instituto em Dianópolis, na região sudeste do Estado, duas palestras sobre sanidade e manejo de ovinos e caprinos. As palestras serão proferidas pelo inspetor Agropecuário e responsável Técnico pelo Programa Estadual de Sanidade dos Caprinos e Ovinos da Adapec, Jefferson de Alexandre Pessoa, nos horários de 10 da manhã e às 14 horas.

As palestras fazem parte do processo de formação das turmas do curso de técnico em agropecuária do Instituto, porém são abertas para produtores rurais e a comunidade em geral e são gratuitas. De acordo com o técnico agropecuária da Adapec, Ailson Almeida Rodrigues, existe uma parceria da Agência em Dianópolis com o Campus local que tem possibilitado uma aproximação cada vez mais da Adapec com a formação acadêmica.

Segundo Jefferson Pessoa, a criação de ovinos e caprinos vem crescendo no Tocantins nos últimos anos e por isso, é necessário que os produtores tomem conhecimentos sobre manejo e sanidade destes animais. “É importante que os criadores de ovinos e caprinos tomem algumas medidas que evite o surgimento de doenças, como por exemplo, a pododemartite que é típica do período de chuvoso,” disse Pessoa.

Na região sudeste, segundo informou Ailson Almeida existem investimentos em criações de ovinos e caprinos com uso de técnicas avançadas, e isso têm incentivado outros produtores a investirem neste setor. O Tocantins possui atualmente um rebanho de 134.056 ovinos e 23.29 caprinos.

Fonte: Surgiu.com.br