Mais de mil crianças de seis escolas públicas de Dianópolis, incluindo a APAE,  estiveram reunidas na sede da AABB da cidade para uma tarde de lazer e  cultura. O projeto intitulado DefenKids, foi organizado pela Defensoria  Pública em parceria com empresas e outros entes públicos, como forma de marcar  o dia das crianças, e com o objetivo de oferecer a esses jovens da periferia  da cidade momentos de lazer, cultura e atividades esportivas. O evento  aconteceu durante toda a tarde desta sexta-feira, 11.
 
A atividade reuniu crianças como Joaquim Alves Moreira, de 11 anos, e  estudante da quinta série da Escola Imaculada Conceição. Segundo ele, nunca  havia participado de uma festa como esta. “Pude fazer muita coisa, brincar,  jogar bola e ainda ganhei presente. Ano que vem quero vir de novo”, avaliou. A pequena Daniele Ferreira, de 8 anos, e aluna da terceira série da Escola  Municipal Santa Luzia, comemorou ter recebido pela primeira vez um kit  contendo um secador de brinquedo, pente e espelho. “Vou brincar muito com ele  é meu presente do dia das crianças”, festejou. A aluna da terceira série, Érica Rodrigues, também da Escola Municipal Santa  Luzia, afirmou ter gostado muito de participar da festa. “Pude brincar  bastante com minhas amigas, foi muito bom”, disse.
 
O evento teve início com uma apresentação teatral do grupo Turmanimada, que  contou histórias infantis e colocou a criançada para dançar e festejar. Em  seguida, iniciaram as atividades recreativas com pula-pula, chute a gol, tênis  de mesa e jogos de futebol e voleibol. Todas as crianças ganharam lanche e  outros itens que fazem a festa da criançada como pipoca e picolé. O evento foi  finalizado com a entrega de brinquedos a cada um dos 1050 participantes de  todas as escolas.
 
 
Resgate de direitos 
 
Segundo o diretor da Defensoria Pública em Dianópolis, defensor público Hud  Ribeiro, o DefenKids foi um evento de resgate de direitos para crianças que  vivem na periferia da cidade.“Esse evento serve de alerta para autoridades e  a sociedade como um todo para a importância de se investir em políticas  públicas para crianças e adolescentes”, frisou.
 
Segundo Ribeiro, o evento só foi possível graças à colaboração de parceiros da  iniciativa privada, que doaram os brinquedos e o lanche para as crianças. “Um  evento como este cria na iniciativa privada um ideia de responsabilidade  social, que estava ausente, devido à falta de credibilidade do poder público.  Mas agora os empresários acreditaram na ideia e esses colaboradores já  prometeram triplicar a contribuição para o ano que vem, portanto, o DefenKids  vai acontecer em 2014 e ainda maior”, afirmou.
 
 
Realização
 
O Evento foi realizado pela Defensoria Pública, em parceria com a Prefeitura  Municipal de Dianópolis, da Secretaria de Educação e Cultura e da Secretaria  de Esportes e Lazer do Estado do Tocantins e Diretoria Regional de Gestão e  Formação de Dianópolis, com colaboração de diversos voluntários da iniciativa  privada.
 
Fonte: Ascom Defensoria Pública