A Defensoria Pública em Dianópolis realizou uma reunião, nesta segunda-feira, 13, com representantes da Associação Comercial e Industrial de Dianópolis e do Núcleo Regional do Procon, para deliberar sobre assuntos relativos aos interesses e práticas comerciais das lojas de móveis e materiais de construção da cidade.
 
A reunião foi convocada pelo diretor do Núcleo Regional de Dianópolis, defensor público Hud Ribeiro Silva, e aconteceu na sede da Defensoria Pública no Município. De acordo com o Defensor Público, alguns assistidos procuraram a Defensoria Pública relatando práticas abusivas ocorridas nas lojas de móveis e materiais de construção, entre elas, a cobrança diferenciada entre o preço pago à vista, no cartão de crédito ou débito; a cobrança diferenciada com orçamento feito anteriormente; cobrança de juros abusivos em desacordo com a legislação legal.
 
“Embora essas práticas não sejam cometidas por todos os comerciantes, nosso objetivo com essa reunião e solicitar ao comércio dianopolino que atue de forma uniforme e dentro das normas legais, em parceria com a Defensoria Pública e com o Núcleo Regional do Procon, cooperando com estes órgãos, evitando assim a demanda judicial”, destacou o defensor Hud Ribeiro Silva. Durante a reunião, os comerciantes presentes destacaram o alto índice de inadimplência vivenciado no comércio de Dianópolis. Segundo eles, muitos consumidores têm agido com má-fé, muitas vezes resguardados pelo Código de Defesa do Consumidor, e isso também enfraquece o comércio. 
 
Segundo o defensor público Hud Ribeiro Silva, ficou deliberado durante a reunião que os comerciantes irão atuar mediante as normas legais no que se refere aos pontos levantados, como a cobrança de juros e diferenciação de preços, e a que Defensoria e o Núcleo Regional do Procon continuarão orientando os consumidores sobre seus direitos e obrigações. “Para assim minimizar ao máximo os altos índices de inadimplência constante na nossa cidade”, explicou o Defensor, destacando ainda que a Defensoria Pública irá elaborar um termo de ajustamento de conduta para regular as medidas ajustadas durante a reunião.