Veja abaixo reportagem que fala do trabalho da dianopolina Flávia Malkine Araújo, filha de Flávio Araújo. Ela é gerente de mercados da Embratur e desenvolveu uma ação de divulgação da cultura, turismo e economia brasileira aos gringos lá na África. Indicação da notícia gentilmente feita pela correspondente do DnoTO em Dianópolis, Juçara Araújo.

Copa 2010: Casa Brasil, um aperitivo para o mundo

Fonte: A apresentação oficial da Copa do Mundo de 2014 só acontece no próximo dia 8, em evento oficial que a Fifa organizará em Joanesburgo, mas todos os empresários e turistas do mundo todo que estão na África do Sul para acompanhar a primeira Copa na África já podem ter um aperitivo na Casa Brasil. Instalada numa área de 3,2 mil metros quadrados no Sandton Convention Center, numa das áreas mais nobres do centro de Johanesburgo, o espaço oficial do governo brasileiro vem recebendo cerca de 700 visitantes por dia desde o último dia 15, quando foi inaugurado, funcionando entre as 14h e 18h, com extensões no horário nos dias de eventos especiais e seminários. São responsáveis pela sua execução os ministérios do Esporte, Turismo, Ciência e Tecnologia; e Indústria e Comércio. A montagem é da empresa portuguesa Evidência Display e a cenografia de Gringo Cardia.

São diversas tendas dedicadas às particularidades culturais das principais regiões do Brasil com apresentações de grupos musicais regionais e eventos. No último deles, no sábado dia 26, houve uma festa junina tipicamente nordestina onde os visitantes tiveram a oportunidade de experimentar bebidas como o quentão e doces típicos, além de conferir uma performance casais caipiras dançando quadrilha. Cada uma das 12 cidades confirmadas pela Fifa até o momento para receber jogos da Copa de 2014 tem um espaço próprio para divulgar suas atrações turísticas e os projetos em andamento.

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) organizou dentro do espaço uma exposição com a história da participação brasileira em Copas do Mundo, com réplicas históricas de troféus e camisas. A Ambev, por sua vez, oferece Guaraná Antarctica e cerveja Brahma gratuitamente para todos que visitam a Casa Brasil . As ações se estendem também fora da Casa Brasil, com ações de sampling nas ruas de Joburg - como os cidadãos de Johanesburgo se referem à própria cidade - com um ônibus adesivado com o logo "Brazil Sensational" circulando pela cidade com direitos a pequenas apresentações musicais e atividades lúdicas nos pontos estratégicos escolhidos para suas paradas. Tudo para atrair visitantes até o fim da Copa no dia 11, com ou sem o Brasil na final.

Flávia Malkine Araújo, gerente de mercados da Embratur responsável pela Europa, Ásia e África, explica que o principal objetivo da Casa do Brasil não é divulgar a Copa de 2014 mas apresentar diversos aspectos culturais, turísticos e econômicos do país aos empresários e turistas que estão na África do Sul acompanhando a Copa. "A Fifa só permite divulgação oficial da Copa de 2014 após o fim desta competição, portanto esse espaço é muita mais uma ação institucional para posicionar o Brasil como rico em diversidade cultural, destinos turísticos e oportunidades de investimento", disse Flávia ao Meio & Mensagem.

A ação está inserida dentro do Plano Aquarela, um projeto de longo prazo de marketing turístico voltado para tirar o máximo proveito da visibilidade que a Copa de 2014 e as Olimpíadas de 2016 vão trazer ao Brasil no período. "É uma oportunidade também de reforçar a imagem do Brasil como um país consolidado na rota do desenvolvimento", diz Flávia.

A gerente da Embratur antecipa que a Embratur lança na África do Sul, dois dias antes do final da Copa marcada para o dia 11, uma grande campanha publicitária mundial para divulgar o Brasil como destino turístico, assinada pelas agências Artplan e Giacometti, que terá um filme de um minuto com direção de Fernando Meirelles veiculado em emissoras que detém os direitos de transmissão da Copa em mais de 70 países.

Fonte: http://www.mmonline.com.br