Estudantes de Dianópolis, município a 320 Km de Palmas, na região sudeste do Tocantins, vão receber no próximo mês de junho a primeira escola de tempo integral (ETI) da cidade. Na última sexta-feira, 28, o governador em exercício, Sandoval Cardoso, e a secretária de Estado da Educação e Cultura, Adriana Aguiar, visitaram as obras da unidade escolar. Nos nove municípios da Diretoria Regional de Gestão e Formação de Dianópolis, os investimentos do governo do Estado desde o início desta gestão já ultrapassam R$ 4 milhões em construção, ampliação e reformas em escolas.

 

A obra da ETI em Dianópolis terá a capacidade para 720 alunos. Com a área total construída 852,40 m², a nova unidade escolar terá seis salas de aula, laboratório de ciências e informática, blocos administrativos e de serviços, quadra de esportes coberta e paisagismo.

 

De acordo com a secretária de Educação e Cultura, já no segundo semestre deste ano as aulas na nova escola terão início. “Temos que oportunizar cada vez mais a Educação no nosso Estado, e essa nova escola é a primeira de tempo integral de Dianópolis, o que fortalecerá e enriquecerá ainda mais a qualidade da Educação nesta cidade", afirmou Adriana Aguiar.

 

Para o diretor regional de Gestão e Formação de Dianópolis, Adelmides José da Mata, o investimento para que Dianópolis tenha ainda este ano a sua primeira escola de tempo integral mostram o compromisso da gestão estadual com a Educação. “Com a nossa primeira escola de tempo integral o governo vem democratizar as oportunidades para educação que favorecerá todas as classes sociais", afirmou.

 

Satisfação na cidade

Profissional da área da construção civil, Pedro Alves conta que trabalhar em uma obra que vai atender ao próprio filho é motivo de orgulho. “Todos nós que estamos trabalhando na construção dessa grande escola sabemos da importância para toda comunidade. Eu serei um dos beneficiados porque sou pai e sei da importância para educação de nossos filhos", disse.

 

Maria de Souza Melo, que mora próximo às obras para a nova escola, também está satisfeita. Segundo ela, o investimento do governo trará vários benefícios para ela e as quatro netas que pretendem estudar na unidade. "Com a nova escola que agora ficará ao lado da minha casa terei mais segurança em deixar minhas netas, e sendo de tempo integral elas estarão em um lugar que serão bem cuidadas e educadas", ressaltou.

 

Outro pai ansioso pela inauguração da nova escola é Dori Edson Pereira, que mora em Dianópolis há mais de 40 anos. "Eu e minha esposa estamos felizes com esse novo investimento do governo para nossa cidade. Essa escola será uma riqueza para nosso filho que tem seis anos e será beneficiado com uma grande escola de tempo integral", afirmou.

 

Outras ações

Ainda nesta sexta-feira, 18, o governo do Estado entregou novo mobiliário e equipamentos a municípios da regional Dianópolis. Foram investidos R$ 53 mil para compra de ventiladores, fogões, bebedouros e escaninhos. Também foram entregues 179 tablets destinados à premiação do Sistema de Avaliação do Tocantins (Salto), guias de aprendizagem para os alunos e o caderno do professor 2014.

A Diretoria Regional de Gestão e Formação de Dianópolis é compreendida pelos municípios de Dianópolis, Almas, Conceição do Tocantins, Novo Jardim, Ponte Alta do Bom Jesus, Porto Alegre do Tocantins, Rio da Conceição, Taguatinga e Taipas.

 

Fonte: Surgiu.com.br