Propiciar aos alunos o aprimoramento da expressão oral e o interesse pela leitura são objetivos de vários projetos desenvolvidos pela Escola Coronel Abílio Wolney, localizado em Dianópolis. Os projetos abordam temas, como “Declamadores de Poesia”, “Vamos Brincar de Poesias?” e “Conta que eu Conto”. Participam dessa ação 256 alunos do 6º ao 8º ano.
 
A professora Marivone Guedes Freire, conta que para estimular seus alunos a desenvolverem o hábito pela leitura, trabalha com uma sequência de projetos. “Declamadores de poesia” foi o primeiro a ser trabalhado, por meio dele os alunos aprenderam sobre a vida literária de diversos poetas, fizeram caricaturas e declamaram poemas. No segundo, o tema ficou por conta de “Vamos Brincar de Poesias”, a produção ganhou espaço. Os alunos começaram a produzir poesias e poemas. As melhores produções foram selecionadas e farão parte de um livro. Em maio, no dia das mães, a escola lançará o livro.
 
Outro projeto que já está em andamento é o “Conta que eu Conto”, nele os alunos assumem o desafio de se tornarem contadores de histórias.
 
Conforme a professora, antes de começar com a esta proposta, os alunos não tinham o hábito da leitura e da produção textual. “Muitos tinham vergonha de fazer leitura. Agora, eles começaram a perder o medo e já estão lendo e produzindo seus textos”, conta.