Com viés prático, capacitação quer transformar servidores públicos em captadores de recursos e criar no TO uma rede para compartilhamento de projetos ambientais.
 
Gestores municipais de meio ambiente de seis cidades da região Sudeste do Estado estão participando de curso sobre Elaboração de Projetos promovido pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semades) em parceria com a Ong Idahra. Com carga horária de 16h/aula, a capacitação teve início na quinta-feira, 17, e segue até esta sexta-feira, 18.
 
Ministrado pelo engenheiro ambiental Fernando Nunes, o curso acontece em Dianópolis e visa transformar servidores públicos em captadores de recursos e criar, no Tocantins, uma rede para compartilhamento de informações e troca de experiências na área de projetos ambientais. Segundo o instrutor, durante a capacitação, são passadas orientações básicas para a formulação de projetos, inscrição em editais públicos e operacionalização do Sistema de Convênios do Governo Federal (Siconv).
 
Servidor da Prefeitura de Dianópolis e participante do treinamento, Nicolas Montzuma acredita que o curso atende a uma necessidade crescente na Administração Pública. "O curso foi de grande importância para mim, pois eu não tinha conhecimento suficiente para elaborar projetos e captar recursos para executá-los. Ideias a gente tem muitas, mas só treinamentos como esse nos possibilitam tirá-las do papel e colocá-las em prática", concluiu.
 
O secretário da Semades, Alan Barbiero, disse que até 2015 o Governo Federal disponibilizará R$ 58 bilhões para ações ambientais. "O nosso objetivo é dar condições para que técnicos e gestores municipais possam, eles próprios, elaborar projetos e captar recursos do poder público e de outras fontes financiadoras para investirem em ações de preservação ambiental e recuperação de áreas degradadas", afirmou.
 
Agenda
 
Dianópolis é a sétima cidade-pólo a receber o curso sobre Elaboração de Projetos. Na próxima segunda e terça-feira, 21 e 22, a região de Paraíso será a beneficiada com a capacitação. Já na capital, o curso acontece na quinta e sexta-feira, 24 e 25 de outubro.
 
Fonte: Ascom da Secretaria do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável - Semades