O Setor Executivo de Tecnologias Aplicadas à Educação- SETAE está realizando esta semana a formação Tocantins Conectado direcionada aos técnicos da Diretoria Regional de Gestão e Formação- de Dianópolis, gestores e responsáveis pelas tecnologias nas unidades escolares da sede. No primeiro dia- 03/06, aconteceu abertura da formação no Laboratório de Informática do Colégio Estadual João de Abreu, onde as técnicas do SETAE- Aldizia Araujo e Maria das Mercês destacaram os avanços educacionais ocorridos com o uso das tecnologias na prática educativa, como também os desafios enfrentados por nós educadores na sociedade digital ; apresentaram uma linha do tempo das tecnologias contemporâneas na educação do Tocantins, as ações do Projeto Tocantins Conectado , divulgaram o Portal Educacional, frisando a importância das escolas acessarem ,utilizarem o material disponível e divulgarem as boas práticas no referido Portal. Foi oportunizado um momento para os participantes discutirem e sanarem dúvidas a respeito dos equipamentos tecnológicos que as escolas estão recebendo do MEC e da Seduc.
 
No período vespertino foram discutidas as atribuições do servidor responsável pelas tecnologias na escola, e, através de uma atividade coletiva foram apresentadas as três abordagens ( Alfabetização em Tecnologia, Aprofundamento do Conhecimento e Criação do Conhecimento) que definirão o Perfil Tecnológico de cada servidor. Vale lembrar que todos os servidores da educação do Tocantins responderão o  questionário do Censo Tecnológico, que já se encontra disponível no Portal da Seduc, com o objetivo de contribuir para a definição de futuras formações . Os participantes conheceram a proposta do primeiro censo tecnológico,  que foi aplicado no final dos trabalhos do dia.
 
Dando continuidade  à formação, hoje dia 05/06,  os formadores do NTE,  técnicos da Diretoria Regional de Gestão e Formação, os diretores e os servidores responsáveis  pelas tecnologias nas escolas  estão participando  de duas oficinas sobre as plataformas moodle e e-proinfo, ministradas pelas técnicas do SETAE.
 
Amanhã, dia 06/06, os trabalhos serão desenvolvidos na Diretoria Regional com os Multiplicadores do NTE. Neste último dia de formação haverá a socialização e reestruturação do Plano de Ação do NTE e acompanhamento a duas escolas  da sede.
 
Fonte: Seduc-TO