Dianópolis é a sétima cidade a receber a caravana do Workshop de Gestão de Resíduos Sólidos Urbanos. As atividades acontecerão na quinta e sexta-feira, 27 e 28 de março, na Diretoria Regional de Ensino da cidade, a partir das 8 horas. A regional de Dianópolis vai atingir ainda público das cidades de Almas, Barrolândia, Dois Irmãos, Lizarda, Miranorte, Rio Sono, Rio dos Bois e Tocantínia.

 

Realizado pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semades) e Ministério do Meio Ambiente (MMA), o evento é voltado para professores, funcionários públicos e catadores de materiais recicláveis. A programação conta com oficinas de reciclagem correta de eletrônicos, cooperativismo, saúde do trabalhador e aproveitamento, reuso e produção de artefatos artesanais.

 

De acordo com a engenheira ambiental Hélia Azevedo Pacheco, supervisora de Gestão de Resíduos Sólidos da Semades, o objetivo é estimular o consumo sustentável nos órgãos públicos e contribuir para a cadeia produtiva da reciclagem do lixo. Tal ação fortalece a adoção da Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P) dos órgãos municipais.

 

Ao todo estão sendo investidos R$ 240 mil para realização do evento. Os recursos são do Fundo Nacional do Meio Ambiente (FNMA) com contrapartida do Governo do Tocantins. O objetivo é estimular o surgimento da Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P) das escolas e secretarias dos municípios e, com isso, contribuir para a cadeia produtiva da reciclagem do lixo, fortalecendo associações e cooperativas.

 

 

Regionais

 

O workshop já aconteceu nas regionais de Pedro Afonso, Guaraí, Porto Nacional, Gurupi, Araguatins e Arraias. Depois de Dianópolis, a programação segue para Tocantinópolis (8 e 9/4), Colinas (14 e 15/4), Paraíso (22 e 23/4), Miracema, (24 e 25/4) e Palmas (29 e 30/4). O evento é uma realização da Semades em parceria com a Seduc, ATS, Naturatins, Sesau e IDHMA, com o apoio do Ministério do Meio Ambiente (MMA), através do Fundo Nacional do Meio Ambiente.

 

Fonte: Surgiu.com.br